Esses dias, no trânsito lento e debaixo de uma chuva que deixava tudo muito abafado, notei uma versão engraçada daquele famoso adesivo, em uma Kombi na minha frente, que dizia: “Está nervoso, vai tocá viola”.

Foi o suficiente para começar a refletir sobre a necessidade de parar por um momento e fazer algo que seja prazeroso, relaxante, enfim, “pensava com meus botões” sobre a importância do hobby.

Parte das pessoas passam o dia no que acostumaram chamar de “correria” e quando voltam para casa, atiram-se no sofá e, em pouco tempo adormecem, comprovando o que dizia a jornalista Margaret Fuller (EUA, 1810-1850), ainda no século 19: “A humanidade, na busca pelo que fazer na vida, deixa de viver”.

Criando novas conexões

Os profissionais de Psicologia e diferentes estudos do comportamento afirmam que, ter um hobby é importante, para a pessoa poder contar como uma válvula de escape, uma forma de aliviar as tensões do cotidiano e, poder, recarregar as energias para continuar sua vida pessoal e profissional.

É uma forma de mudar o foco das inúmeras preocupações, prazos e tarefas, para realizar uma atividade diferente, alimentando – e aliviando – o cérebro com um passatempo saudável.

Esse passatempo deve ser com atividades que exercitem e estimulem o cérebro, como uma academia. Quando fazemos atividades diferentes da nossa rotina, o cérebro cria novas conexões entre os neurônios, estimulando não só a mente, mas todo o organismo, com a produção de diferentes hormônios.

Praticar atividades físicas, fazer trabalhos manuais ou artísticos, fotografar, tocar um instrumento ou cantar, passar momentos tranquilos em família, fazer trilhas pela natureza, fazer escaladas e tantas outras atividades que, quando não fazem parte da rotina da pessoa, podem trazer satisfação em executá-las e desencadear a produção no organismo do quarteto fantástico da felicidade:  endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Divirta-se e aumente sua produtividade

No ano 2000, o sociólogo italiano Domenico De Masi, lançou seu famoso livro “Ócio Criativo”, demonstrando que o ócio, longe de ser um tempo perdido, é um espaço oferecido para a mente descansar e, principalmente, criar.

Se estamos ocupados em trabalhar e fazer sempre as mesmas coisas, não temos tempo de criar, e nem de pensar em formas de diferentes de realizar o próprio trabalho.

Desenvolver e praticar um hobby melhora o desempenho profissional! Essa constatação, longe de ser óbvia, foi alvo de estudos do comportamento e os pesquisadores descobriram que o excesso de trabalho, a fadiga e o stress causam redução na concentração da pessoa, o que compromete diretamente seu trabalho.

O passo seguinte é o desenvolvimento da insatisfação, com tudo e com todos.

Por isso, ter um hobby é virar as chaves, da mente e do comportamento, para o outro lado, recarregando as energias ao executar uma atividade prazerosa.

E, ao se desligar, mesmo que por poucas horas e, deixar o quarteto fantástico da felicidade atuar em todo o organismo, a pessoa alcança o relaxamento, queimando cortisol e adrenalina, substâncias que estão ligadas à irritação e stress.

O mito do trabalhar por diversão

O astro Bob Dylan cunhou uma frase que podemos analisar aqui. Ele diz: “Um homem é um sucesso se ele acorda pela manhã, vai para a cama à noite e, nesse ínterim, fez o que quis fazer”.

Podemos entender que, se a pessoa amar seu ofício, não terá grandes problemas em trabalhar e, em breve, alcançará grande sucesso profissional e pessoal.

Porém, como poesia ou uma frase de autoajuda, talvez possa fazer algum sentido ou ter efeito. Mas, na prática, não é assim que funciona.

A pessoa pode amar e ser feliz com seu trabalho, mas, isso não impedirá e nem reduzirá o cansaço, as preocupações e, sem dúvida alguma, terá necessidade de momentos de lazer, de ter um hobby, para “mudar de ares” e recarregar as energias para seguir adiante com sua vida.

Poucos se dão conta, mas a palavra escola (skole), significava para os gregos, o local destinado aos cidadãos da pólis para adquirirem educação e exercerem o ócio, que entendiam como o tempo de brincar, criar e relaxar.

Por tudo isso, não existe um hobby específico ou indicada para todas as pessoas. Qualquer atividade que traga satisfação, mude o foco das obrigações e prazos e, claro, traga prazer (e esteja dentro do orçamento!) pode ser um hobby.

Divirta-se e viva!

Texto  escrito por Betto Alves

É jornalista, publicitário, especialista em Marketing Digital. Experiência em gestão e consultoria de projetos de comunicação offline e digital. Atua como professor na Esamc Campinas, nos cursos de graduação e MBA da instituição, nos eixos de negócios, comunicação e audiovisual. Especialista em desenvolvimento de treinamentos presenciais e em plataformas EAD. Ministrou palestras motivacionais para líderes e colaboradores em várias empresas, com foco Gestão de Pessoas, Marketing Digital, Reprogramação de Hábitos, Gerenciamento de Crise, Maximizar Resultados e Otimizar processos, dentre outras práticas pertinentes ao universo corporativo. Produtor de eventos com foco em Marketing e Empreendedorismo e Marketing Social. Atuação em grandes emissoras de TV locais, e nacionais, como Produtor Executivo, Redator, locutor, Repórter e Apresentador; Editor-Chefe e Diretor de Programas Ao Vivo. Concepção de programação para WebTV. No segmento impresso, atuou como repórter e jornalista. É professor do IBDEC desde de 2018, na área de Marketing Digital.

 

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.