O processo de Recrutamento e Seleção faz parte das atividades dos RHs de empresas que procuram preencher suas vagas com os profissionais mais criativos, comprometidos e dinâmicos do mercado de trabalho.
Mas afinal…

O que é Recrutamento e Seleção?

Basicamente, Recrutamento e Seleção é o processo do Recursos Humanos responsável por atrair candidatos para vagas de emprego, e por meio de testes e entrevistas, ser capaz de avaliar as competências de um potencial colaborador.

O Recrutamento e Seleção em seus princípios estratégicos

Uma estratégia de recrutamento e seleção é o que vai levar sua empresa ao sucesso, ou ao fracasso.  O por quê?
Bom, é simples: é ela a responsável por trazer novos talentos para as empresas.
Se a estratégia não for eficaz, pode acabar em danos, como perda de produtividade, turnover, prejuízos na experiência dos clientes da empresa e aumento de custos, seja a médio e longo prazo.

Recrutamento vs Seleção

Você pode pensar que esses dois termos são equivalentes, porém possuem uma grande diferença entre si.

Recrutamento

O Recrutamento é a etapa inicial da procura de candidatos para a vaga. É nesse momento em que acontecem os anúncios e tentativas de atrair as pessoas para a coleta de informações sobre os candidatos, incluindo-os em um processo seletivo.

Seleção

Já a seleção, é a etapa em que os conhecimentos e habilidades dos candidatos serão analisados mais detalhadamente para a ocupação da vaga. Afinal, são dos possíveis futuros colaboradores que estamos falando agora.

 

Leia também: A importância de ter funcionários qualificados

 

Conheça as principais técnicas de Recrutamento e Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção exige técnicas que são responsáveis pela sua eficiência, confira:

1. Candidatos no LinkedIn

Anunciar a posição em aberto em um site de vagas, ou Redes Sociais, como por exemplo o LinkedIn pode ser uma boa ideia, porém nem sempre é um método eficaz,  pois pode perder os melhores profissionais, já que nem todos saberão da oportunidade.

2. Indicações

Pessoas que já estão familiarizadas com o ambiente da empresa são as mais apropriadas para indicar candidatos. Porém não é garantida a contratação.

3. Softwares de análise comportamental

Através de gráficos e relatórios detalhados, é possível verificar as experiências do candidato, avaliar se é propício para o cargo e estimar sua capacidade de atingir os objetivos propostos.

4. Aplicação de testes

A aplicação de teste pode ser feita em dois tipos: o teste psicológico e o teste de conhecimentos.
Os testes psicológicos servem para analisar aptidões como raciocino lógico, saúde mental, inteligência, controle emocional e personalidade. E os testes de conhecimentos servem para quando a empresa está procurando por profissionais com bastante experiência ou habilidades muito específicas.

5. Dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são uma ótima forma de observar como os candidatos interagem em equipe. Os profissionais são desafiados a tomar decisões sobre situações específicas, e acima de seus próprios valores pessoais. considerando situações específicas e seus próprios valores pessoais.
Esse método é uma maneira de tirar os candidatos de sua zoa de conforto, e além disse, é uma forma de avaliar o perfil de cada um, já que acabam repetindo atitudes de sua rotina.

6. Faça boas entrevistas

Ela pode ser feita de vários modos, como em grupo, padronizada ou por competência, entre outros. Geralmente, a última etapa de um processo seletivo consiste em uma entrevista individual com o responsável pela vaga, que é o decisor final.
Nas primeiras fases da entrevistas, uma boa dica é aproveitar ferramentas que permitem chamadas de vídeo, como Skype ou Google Hangouts, economizando tempo e custos de deslocamento, tanto do candidato, como da empresa. Já nas etapas finais, o mais indicado é que as entrevistas sejam presenciais.
 

Já está pronto para adotar uma estratégia de Recrutamento e Seleção?
Então que tal dar uma olhada em nosso curso de Noções de Recrutamento e Seleção?
Como ele você aprenderá as ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, e o PROCESSO FINAL (pareceres e retorno).
Para saber mais, clique aqui!

 
Texto escrito por Rafaela Viel

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Siga o IBDEC em nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Facebook: https://www.facebook.com/ibdec/
Instagram: https://www.instagram.com/institutoibdec/ ou procure por @InstitutoIBDEC
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ibdec/ 
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLfHXSTHJ9LqH09sQlhVDwg
Contatos IBDEC: 

(19) 99470-3998
Rafaela Viel

(19) 99140-3422
Luciana Pilon

(19) 3381-0800
cursos@ibdec.net