Empreender no Brasil não é fácil, arriscamos nossos investimentos em rumos incertos e percebemos que contamos muito mais com nossa intuição de sobrevivência nos negócios do que propriamente com um manual de instruções pronto.

Apesar de não existir uma receita pronta, abaixo listamos algumas regras para quem está começando, ou deseja ajustar as estratégias.

1 – Relações baseadas em amizade

Nos sentimos seguros empreendendo ao lado de pessoas que conhecemos e confiamos, como amigos e familiares, pois trata-se de pessoas de nossa convivência diária. É importante frisar que esse é o momento de trazer para perto pessoas confiáveis, mas antes de tudo capazes e competentes.

Amizades e relações familiares tendem a ficar estremecidas quando as dificuldades nos negócios surgirem.

2 – Negócios aleatórios

A escolha do seu empreendimento deve ser analisada com muito cuidado e estudo, baseado habilidades, aptidões, e muito estudo de mercado. Lembre-se que qualquer escolha errada pode acarretar prejuízos pessoais e financeiros. Invista seu tempo e dinheiro em algo que possa ser rentável e satisfatório, quando tiver certeza de que está no rumo certo.

 3 – Terrenos desconhecidos

Procure aprender tudo a respeito do seu segmento. Pesquise, estude, prepare-se. Caso não saiba será necessário ceder a administração a alguém que saiba e seja da sua confiança, mas ceder a gestão a outras pessoas pode ser um tiro no pé.

4 – Negócios modinhas

A tentação de investir em um segmento modinha é grande, quando aparenta ser tão lucrativo para quem está investindo, porém pode se transformar em um grande erro. Se todos estão investindo, então não haverá lugar para tanta gente. Lembre-se do conceito mercadológico de oferta e procura? Então…inovar sempre acaba sendo um diferencial.

5 – Parar no tempo

Empreender exige preparo, conhecimento, afinidade e atualização constante. Muitos empreendedores esquecem que o mundo gira e os processos mudam (sejam tecnológicos, mercadológicos, produtivos ou financeiros) o mundo se atualiza constantemente e as coisas tornam -se ultrapassadas. Um negócio é precisa estar constantemente evoluindo e acompanhando o mercado.

Se parar no tempo, logo outro ocupará o seu lugar.