Você vive se perguntando como conseguir um emprego e está quase sem unha de ansiedade? Então respire fundo e confira estas dicas que separamos para você estruturar sua busca e planejar com calma sua busca do emprego que tanto deseja.

1. Monte um currículo, caso já tenha revise

Para montar o modelo de currículo ideal é preciso, em primeiro lugar, entender a função que ele cumpre.
Isso evita que você adicione informações desnecessárias ou omita dados importantes, entre outros erros comuns.
Um bom currículo deve conter:
– Dados para contato: nome completo, e-mail, telefone, endereço e rede social (o LinkedIn pode ser uma boa escolha)
– Experiências profissionais: locais onde você trabalhou anteriormente e o que fez em cada um deles
– Objetivo profissional: o que você almeja em sua carreira e a sua área de atuação
– Informações complementares: cursos de idioma, cursos livres, workshops, entre outros
Principais habilidades: pontos fortes da sua personalidade que podem ser diferenciais frente à concorrência.

2. Crie um cadastro no LinkedIn, caso já tenha atualize

LinkedIn é uma rede social para ver e ser visto, é também um mural de vagas e fonte de pesquisa para conhecer empresas dos sonhos.
O importante é estruturar seu perfil para aparecer nas buscas dos recrutadores e também para você encontrar oportunidades alinhadas a sua expectativa.

3. Pesquise sua faixa salarial

Faça uma pesquisa na internet sobre a faixa salarial que o mercado está pagando pelo emprego que você está buscando, leve em conta seu tempo de experiência para ter assertividade.

4. Cadastre seu currículo

Faça o cadastro do currículo em sites de emprego. Inscreva-se mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente. O fato de ter seu currículo no banco de dados pode facilitar o contato quando abrir uma oportunidade.
Leia este artigo com sugestões de site para se cadastrar – https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/5-melhores-apps-para-conseguir-emprego/

5. Faça uma lista das empresas dos sonhos

Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para qual pretende migrar. Procure na internet quais são as vagas que ela oferece no momento. Fique de olho diariamente e não esqueça de cadastrar seu currículo no banco de talentos, caso a empresa tenha.

6. Busque sua rede de contatos

LinkedIn é uma excelente ferramenta para ser usada neste momento.
Entre em contato com as pessoas da sua rede de relacionamento, comunique que você está desempregado e solicite para enviar seu currículo. Estes contatos podem te ajudar enviando seu currículo para outras pessoas que você não teria acesso facilmente.

7. Participe de eventos

Veja eventos na sua área de atuação ou onde possivelmente as empresas de seu interesse estarão presentes. Além de uma excelente oportunidade de conhecer pessoas.
Tenha cartões de visita com seus dados pessoais, telefone, e-mail, inclusive com links para seus perfis profissionais.

8. Dica Bônus – Discurso sobre você

Tenha um “discurso” preparado, um resumo sobre você – suas qualidades profissionais e porque deve ser contrato, Deve ser um texto curto, no máximo de 30 segundos para quem está de ouvindo não perder a atenção, se a pessoa ficar interessa com certeza vai te fazer perguntas e você terá oportunidade de se apresentar com mais tempo.

 

Texto  escrito por Luciana Pilon

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.