Contratar é um investimento que começa assim que a vaga surge. Por isso, a captação de talentos requer uma série de cuidados para encontrar o perfil de candidato que melhor se ajusta às atribuições da vaga.

O desafio dos recrutadores é alinhar esse perfil ideal à cultura e aos valores da organização, buscando pessoas que possuam as competências desejáveis para a posição em aberto. O sucesso da contratação depende de uma série de fatores e, entre eles, estão habilidades técnicas e emocionais.

Para conseguir os melhores profissionais para sua empresa é importante determinar o perfil de vaga. Ele faz toda a diferença no processo seletivo e pode solucionar muitos dos seus problemas com recrutamento e seleção.

 O que é alinhamento do perfil?

O perfil de vaga é, basicamente, um conjunto de características que o candidato deve possuir para ser adequado à empresa. Ele vai muito além da descrição de cargo, formação e experiência.

Esse tipo de perfil precisa ser bastante detalhado para possibilitar o melhor entendimento da vaga e assim buscar o melhor profissional. É através dele que você consegue confirmar se alguém se dará bem dentro da equipe ou não. Por acaso você já contratou alguém com uma formação, experiência e currículo perfeito, mas que simplesmente não se encaixou no negócio? O perfil ajuda a evitar situações como essa.

Dicas de como fazer um alinhamento de perfil:

Missão e valores da organização

Muitas empresas sofrem com rotatividade de pessoal porque não conseguem estabelecer um perfil de vaga baseado na sua missão e valores. A cultura organizacional determina o ambiente dentro da empresa e quão atrativo ele é para cada perfil.

Tendo seus valores bem estabelecidos, é possível definir qual tipo de pessoa se identifica melhor com eles.

Trabalhar em sintonia com o setor e gestor que requisita a vaga

Alinhar o perfil exato da vaga junto ao setor responsável pela requisição desta é fundamental para um processo seletivo mais qualificado e, consequentemente, para um resultado final melhor. Essa sintonia fará com que o RH tenha uma melhor noção do profissional que é procurado e quais são as funções que ele exercerá.

Não se esqueça que além do setor é preciso que o RH e gestor (pessoa que será o líder do novo contratado) estejam alinhados quanto ao perfil. E na hora da seleção buscar alguém se enquadre ao perfil do gestor.

Defina o perfil profissional ideal para a vaga

Após alinhamento com o setor requisitante da vaga, é fundamental estabelecer as habilidades técnicas e comportamentais que o candidato deve ter, além da idade, experiência mínima, cursos de formação e aperfeiçoamento e pretensão salarial. Ou seja, definir todos requisitos para o preenchimento da vaga.

Salário e benefícios que serão oferecidos

As políticas de salário, incentivos e benefícios devem ser destacadas no alinhamento de perfil.

Aproveite para fazer uma pesquisa no mercado e ver se os benefícios da sua companhia estão abaixo, na média ou acima daquilo que as concorrentes oferecem.

Faça o cruzamento de todas as informações obtidas

É hora de fazer o cruzamento de todas as informações que foram obtidas até aqui. Dele, sairá o perfil certo do candidato que todos querem. Isso ajuda a direcionar aspectos como o local em que a vaga será publicada, o método de contratação, as avaliações previstas e o script da entrevista.

Texto escrito por: Professora Carla César

Psicóloga formada pela PUCRS e pós-graduada em Gestão de Capital Humano, atuando em RH há mais de 20 anos em empresas multinacionais e de grande porte, além de professora universitária. Atualmente é Consultora de RH, Gestora de Negócios e Sócia em uma consultoria de RH. É professora do IBDEC desde 2015, na área de Recursos Humanos.


Quer aprender mais sobre RH?
Então venha participar do nosso curso Práticas de RH

Práticas de RH
Online AO VIVO
Dias de aula: 17/10, 24/10, 31/10 e 07/11
Horário de aula: 08h30 às 12h30
Carga horária: 16 horas, a serem cumpridas em 04 sábados de aulas
Professora: Carla

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.