Se você é daquele tipo inquieto que está sempre buscando conhecimento e formas de melhorar a gestão da sua empresa, você está no lugar certo!

Nesse texto vamos te ajudar a entender qual o papel do RH na era da transformação digital, como você pode melhorar o RH da sua empresa, e como torná-lo mais tecnológico.

Antes de te mostrar como melhorar o RH de uma empresa, precisamos compreender o que mudou no mercado corporativo.

Inegavelmente o mercado de trabalho, o mundo corporativo e o cenário econômico sofreram grandes mudanças nos últimos anos. Essas transformações não estão apenas relacionadas a tecnologia, mas também a profissionalização da mão de obra e as novas gerações de profissionais.

No cenário mundial a sociedade se profissionalizou, gerações X, Y e Z optaram por irem a faculdade, fazer cursos profissionalizantes e deixar de lado atividades mais braçais. Essa mudança de comportamento ao longo dos anos teve reflexo direto no mercado de trabalho e ambiente corporativo.

Novos modelos de negócios surgiram, as pessoas se tornaram mais empreendedoras, e os colaboradores mais exigentes. Diante desse reflexo empresas já consolidadas e outras nem tanto tiveram que se adaptar ao novo mercado.

Sendo assim as empresas tiveram de investir não apenas em novas tecnologias, mas compreender e desenvolver estratégias antes nunca imaginadas.

Já o RH que antes era conhecido como um dos departamento mais burocráticos, começou a ter de se preocupar com motivação, cultura organizacional, redução de turnover, retenção de talentos, formação de líderes e gestão de alta performance.

Mas você deve estar se perguntando porque minha empresa precisa investir nisso tudo para melhorar o RH? Investir em novas tecnologias e otimização dos processos já não é uma boa estratégia?

Qual a importância do recursos humanos dentro de uma empresa?

O departamento de Recursos Humanos é uma das áreas que estão cada vez mais entendendo que o capital humano, ou seja os colaboradores, são capazes de erguer ou derrubar uma organização.

Eu sei que essa visão pode parecer um pouco exagerada, no entanto é uma das mais verdadeiras, uma vez que o sucesso de uma empresa em grande parte se dá devido o desempenho dos profissionais que nela trabalham, desde os cargos mais baixo até os mais altos. Nada funciona se todos não estiveram alinhados e empenhados a conquistarem os resultados desejados.

Com essa visão, as empresas investem no bem-estar dos colaboradores para obter deles mais produtividade e, com isso, mais lucratividade e, em sua maioria a responsabilidade do bem estar fica nas mãos da área de RH.

Uma área antes desvalorizada e conhecida pela burocracia, passa ter um papel de protagonismo dentro das organizações. O que resultou em investimentos não apenas em novas tecnologias, mas na especialização dos profissionais para tornar os processos mais automatizados, criação de estratégias para integração de todas as áreas, além de treinamentos intensivos para a formação de líderes.

O RH é responsável pelo relacionamento entre a empresa e o funcionário. É ele quem deve melhorar os resultados da empresa com base nas pessoas, alinhando as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização.

Diante desse cenário o RH tornou-se uma das áreas de maior importância dentro de uma organização.

Mas com todas essas mudanças o que a área de recursos humanos se tornou? Quais as principais atividades do departamento hoje?

Como funciona o setor de Recursos Humanos de uma empresa?

Um dos equívocos mais comuns quando falamos sobre a criação de um departamento de RH mais estratégico e acreditar na extinção de alguns processos como o controle de ponto, pasta de funcionários e administração de benefícios.

Eles ainda existem, no entanto passarem a ser digitais  integrados a outros processo, além de serem utilizados como indicadores para a área, não bastando desenvolver somente as tarefas operacionais. Mas também executando atividades focadas na melhoria dos resultados de toda empresa.

A rotina do RH envolver proporcionar um ambiente favorável à execução das atividades, desenvolver os talentos e investindo em contratações efetivas. A fim de criar equipes colaborativas, engajadas e alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

Hoje a área utiliza menos papel e muito mais programas que o auxiliam na tomada de decisões. Favorecendo resultados eficientes e aumento da credibilidade perante os demais setores e seus superiores.

Para que não reste nenhuma dúvida vamos ver quais as principais atividades do RH e como você pode melhorar os processos dentro da sua empresa.

Quais as principais atividades do RH?

As tarefas ligadas à gestão do capital humano são cada vez mais amplas, no entanto precisamos esclarecer que dentro da área de recursos humanos existem diversos outros sub departamentos e que os mesmos fazem parte da área como um todo.

São os casos do departamento pessoal, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e endomarketing e comunicação interna. Cada uma dessas sub áreas fazem parte do setor de RH e tem atribuições que refletem em toda empresa.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.

Texto de Cheron Moura (https://www.pontotel.com.br/)