Sim! Dinâmicas de grupo de motivação e integração compõem um capítulo importante no dia a dia de uma organização. O ideal é ter claramente definido o real objetivo da atividade, para que o resultado final corresponda à expectativa.

Ou seja, a atividade proposta funcionará, desde que você saiba exatamente o que procura alcançar.

Abaixo, conheça alguns exemplos de quais dinâmicas existem para alcançar as metas da sua empresa.

Tipos de dinâmicas e seus objetivos

  • dinâmica de motivação pessoal;
  • dinâmica de autoestima, motivação e integração de equipes;
  • dinâmica de grupo para trabalhos em equipe; e
  • dinâmicas rápidas de motivação.

Se você espera maior integração do grupo ou melhor entrosamento das equipes, há diferentes atividades para elas. Mas lembre-se: você pode fazer vários tipos, semanalmente. Cada uma visando um objetivo.

Portanto, não se apresse em escolher apenas um objetivo e uma única ferramenta. A constância é o que sempre entregará os melhores resultados, de modo que seria ideal criar uma rotina para aplicação dessas atividades.

Vamos conhecer, então, algumas ideias de dinâmicas para você implementar com a sua equipe.

1.  Quem sou eu?

Com foco no autoconhecimento, essa dinâmica visa proporcionar uma visão ampla sobre os participantes. Pode ser realizada em círculo e ser formada por até 10 perguntas, como:

  • Qual é o seu propósito?
  • Como você se descreveria?
  • Quais qualidades destacaria em você?
  • Em quais pontos você acha que precisaria melhorar?

As respostas serão intercaladas, inspirando empatia e encorajamento entre os membros da equipe. É ótimo para entrosamento da equipe, autoconhecimento e motivação pessoal.

2.  Eu queria… Eu quero

Buscando mostrar a importância de uma postura positiva, a dinâmica consiste em acomodar a equipe em um círculo. Com todos sentados confortavelmente, o gestor deve conduzir o grupo para um momento de reflexão.

De olhos fechados, os colaboradores devem visualizar um objetivo, mentalmente, partindo da afirmação “Eu queria”. No segundo momento, todos trocam de lugares e o processo será repetido usando “Eu quero” como afirmação.

Ao final, é recomendável reforçar como uma postura confiante nos aproxima dos nossos objetivos. Essa é excelente para aumento da produtividade, já que a ideia é visualizar o que se busca.

3.  Ilha do tesouro

Você vai precisar de uma recompensa (neste caso, algo palpável, como uma caixa de bombom, por exemplo) e algumas folhas de jornal. Posicione uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e coloque a caixa de bombom em cima – essa será a “Ilha do tesouro”.

Do outro lado, posicione uma folha de jornal aberta para cada dupla de colaboradores participantes. Cada dupla deve permanecer em pé, sobre a folha de jornal e precisará chegar até a “Ilha”, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.

Pé no chão ou folha rasgada resulta numa dupla desclassificada. Para cumprir a atividade é necessário trabalhar em equipe. A sacada aqui é que a forma ideal de chegar ao destino é convidando outra dupla para trabalhar em conjunto. As duas duplas ficam em uma folha e passam a folha vazia para frente, e, assim, sucessivamente.

Essa é uma dinâmica que vai entregar muitos sorrisos e gargalhadas.

4.  Carta para você no futuro

Essa atividade utiliza folhas de papel e canetas. O colaborador é convidado a refletir sobre seu momento atual, visualizar um cenário de 60 dias (por exemplo), e escrever essa mensagem para o futuro. Na carta, deverá colocar os resultados que quer atingir e habilidades que quer desenvolver.

Passado o período definido, o gestor entrega a carta aos membros da equipe. Analisando a carta e os resultados, é chegada a hora de parabenizar as conquistas, e programar novas ações, para os pontos que ainda necessitam melhorias.

Essa é ótima para fazer para aumento de produtividade, mas também para motivação pessoal, já que a empresa pode ajudar os colaboradores a desenvolverem-se pessoalmente.

Que tal fazer uma vez por mês, a cada seis meses ou anualmente?

5.  Verdade ou mentira

Nessa dinâmica, utilizamos papéis, canetas e alguns bombons como recompensa. A ação consiste em testar o quão entrosada a equipe está. Cada participante anotará em sua folha três afirmações sobre si mesmo, duas das quais devem ser falsas e apenas uma verdadeira.

O objetivo é criar afirmações que deixem os colegas em dúvida. No segundo momento, cada colaborador irá até a frente do grupo e lerá suas frases. O restante da turma poderá conversar entre si até definir qual é a afirmação verdadeira.

Os participantes que conseguirem enganar seus colegas vencem e dividem o prêmio. Muitas vezes, acreditamos que conhecemos profundamente nossos colegas, mas nem sempre isso é verdade, e essa dinâmica mostra a importância de socializar.

Muitas empresas têm dificuldades em manterem as equipes unidas, trabalhando pelo mesmo objetivo. Essa ferramenta pode começar a quebrar o gelo e aumentar a integração. Intercalada com outros exercícios voltados para esse mesmo objetivo, dá para obter excelentes resultados.

6.  Vamos dar as mãos

O grupo forma um círculo de mãos dadas de modo que todos os integrantes memorizem quem segura suas mãos esquerda e direita. Depois, os integrantes soltam as mãos e caminham aleatoriamente pela sala.

Em seguida, o gestor colocará uma cartolina no chão e pedirá para que todos se espremam sobre ela.

Então, o líder pede para que todos deem as mãos para seus pares originais. O objetivo é formar o círculo novamente, sem soltarem as mãos. Podem passar uns sobre os outros, se arrastarem e pularem. Uma dinâmica ótima para trabalho em equipe, liderança informal e motivação.

Fonte: https://www.coalize.com.br

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.