O que é uma dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo é uma ferramenta que consiste na reunião de várias pessoas em um mesmo local para realização de atividades nas quais elas interagem entre si. O que a maioria dos tipos de dinâmica tem em comum é a presença de um facilitador, ou mais de um. É ele quem irá conduzir as atividades, primeiro comunicando aos participantes o que será feito e qual a finalidade da dinâmica, depois fazendo a mediação das interações. É fundamental que ele respeite a diversidade entendendo que cada indivíduo que compõem o grupo é único e tem seu próprio tempo e maneira de se relacionar e se manifestar.

Onde as dinâmicas de grupo podem ser aplicadas?
Além dos processos seletivos de novos funcionários, as dinâmicas de grupo podem ser aplicadas internamente para outras finalidades, por exemplo, integração de novos funcionários. Quando novos colaboradores são contratados, é preciso pensar em atividades para acelerar sua integração na empresa. É sempre uma ideia interessante, pois isso serve não apenas para deixá-los mais confortáveis e desinibidos, o que é sempre importante, mas também para que conheçam os valores e a cultura da organização. Quando é preciso que funcionários de um setor ou mesmo da empresa inteira adotem um novo processo em sua rotina de trabalho, geralmente um simples memorando, reunião ou treinamento dá conta, mas as dinâmicas de grupo são sempre importantes para que haja a interação principalmente das pessoas envolvidas no processo.  Para os treinamentos como já foi dito, a dinâmica de grupo é uma excelente ferramenta que consegue interagir além do trabalho em equipe, a interação a comunicação, bem como a metodologia de trabalho que será aplicada no dia-a-dia através de atividades que muitas vezes sendo de forma lúdica, consegue-se melhor aplicação e entendimento.

Alguns exemplos de dinâmicas podem ser citados:

O “método do aquário” neste método cria-se um círculo com cadeiras ou almofadas composto por algumas pessoas (de 5 a 8) e ao redor deve-se criar  outro círculo com um número mais flexível de participantes. O facilitador explica o tema da vez e apenas os integrantes do círculo interno o debatem. A particularidade é que sempre deve ficar um lugar vazio no círculo de dentro para que uma pessoa do círculo de fora tenha oportunidade de ocupar e expor a sua opinião. Quando esse espaço é ocupado, outro integrante do grupo interno precisa sair pra deixar uma nova vaga e assim as ideias de todos são colocadas na roda e todos participam da conversa.

As dinâmicas “quebra gelo” podem ser, por exemplo, dinâmicas onde é proposto com que todos se conheçam. Para isso, é possível utilizar gravuras, imagens de revistas ou até mesmo objetos pessoais, onde os participantes através desses conseguem se apresentar e interagir com o restante do grupo. É uma forma bem interessante de conhecer cada Integrante do grupo.

E por fim, um último exemplo que pode tanto ser aplicado em treinamentos, integração de equipes ou até mesmo processo seletivo é a “dinâmica do Nó” onde através de comandos o grupo acaba conseguindo desfazer o nó que foi formado ao longo do que foi proposto.

Texto escrito por Profª Carla do IBDEC

 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.