Durante um entrevista de emprego os candidatos estão sendo constantemente avaliados e possuem apenas aquele momento para se destacarem dos demais concorrentes. Por isso, devem saber deixar o amadorismo de lado – afinal, precisam mostrar por que merecem conquistar a oportunidade disputada.
Antes mesmo de inscrever-se para concorrer à oportunidade, o candidato deve estudar a empresa (missão, visão, valores, propósitos, negócios, clientes, produtos, serviços, situação financeira), os requisitos básicos da vaga (características técnicas e comportamentais) e o funcionamento da área de interesse.
Além disso, deve, também, estudar novamente seu currículo e rever suas principais competências e habilidades. Dominando o assunto, terá confiança o suficiente para responder quando for questionado sobre algum tema.
Listamos abaixo os 5 piores erros em uma entrevista de emprego, confira:
1. Dar respostas vagas
O recrutador quer contratar alguém acima da média. Portanto, não adianta você dar a ele respostas vagas, que qualquer pessoa poderia dar. Se ele perguntar “Por que devo contratar você”, evite responder algo como “Porque eu preencho todos os requisitos da vaga. Fale sobre o que você pode inovar/executar na empresa.
2. Não prestar atenção no job description
Por exemplo, o recrutador pode perguntar sobre seus pontos fracos e você pode assumir que não é muito bom em comunicação. Essa franqueza será um problema sério se “boa capacidade de comunicação” for um requisito claramente exigido na descrição da vaga. Por isso, preste atenção no job description.
3. Não saber nada sobre a empresa
Desde que você saiba o nome da empresa contratante, não buscar informações sobre ela antes da entrevista é um erro fatal, a não ser que ainda seja confidencial o nome da mesma.
4. Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
* Sente-se adequadamente na cadeira e coloque o computador em uma mesa, à sua frente;
* O local precisa ser bem iluminado e sem ruído;
* Sua conexão com a internet precisa ser muito boa para evitar que a entrevista seja interrompida;
* Tente olhar no olho da imagem do entrevistador e seja objetivo;
* O ideal é que você tenha uma parede lisa atrás de você, sem muita informação.
5. Não saber o que falar sobre você
Vá diretamente ao assunto e fale sobre sua carreira (logicamente tem que estar relacionado ao cargo solicitado na descrição da vaga), conte quantos anos de experiência você tem na profissão (confira os requisitos), e fale sobre competências e os conhecimentos que você e são exigidos ou bem-vindos para o cargo. Além de falar sobre sua vida pessoal de forma sucinta.
Texto escrito por Profª Carla do IBDEC
Psicóloga formada pela PUCRS e pós-graduada em Gestão de Capital Humano, atuando em RH há mais de 16 anos em empresas multinacionais e de grande porte, além de professora universitária. Atualmente é Consultora de RH, Gestora de Negócios e Sócia em uma consultoria de RH. É professora do IBDEC desde 2015, na área de Recursos Humanos.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.