A grama do vizinho sempre parece mais verde do que realmente é. Principalmente porque na internet as pessoas têm focado em se mostrar extremamente produtivas. Cada vez mais os influenciadores estão focados em fazer lives às cinco horas da manhã e o “5 a.m club”, como é chamado o grupo de pessoas que acordam neste horário, ganha cada vez mais adeptos em busca de um dia mais produtivo. Isso sem falar, nos diversos livros que colocam a “superprodutividade” como sinônimo de bem-estar em seu dia.

Diante de tudo isso, quantas vezes você já se culpou por não acordar às 5 horas da manhã para acompanhar a live daquele influenciador? Você já se sentiu mal por não conseguir meditar, correr 10km e ainda ler antes de começar o seu dia? Ou ficou chateado por não conseguir se dedicar o suficiente para os seus projetos pessoais depois do seu horário de trabalho?

Até que ponto, essa necessidade de performance e produtividade em busca de nossos sonhos, ao invés de positiva se torna extremamente um gatilho de ansiedade e mal-estar? O quanto você tem feito por você mesmo e se sentido realmente bem, ao invés de exausto no fim do dia? No fim das contas, essa cobrança de estar bem e se sentir produtivo o dia inteiro, acaba saindo pela culatra e deixando estagnado a maioria dos projetos.

Há algumas maneiras de reverter essa situação e começar a realmente se sentir bem e entendendo que para cada um existe um tempo e um ritmo. Veja a seguir o que eu tenho feito para eliminar essa positividade tóxica e deixar o meu dia a dia mais saudável dentro do que é real para a minha realidade.

1 – Não se culpe por não acordar às cinco horas da manhã

Nem todas as pessoas são mais produtivas às cinco horas. Há aqueles que rendem muito mais em seu trabalho durante a madrugada. Por isso, se você não consegue acordar às cinco, fique tranquilo e entenda que o seu processo é diferente e melhor acordando no horário em que você se sente bem.

2 – Faça exercícios, mas dentro do ritmo que você consegue

Seria lindo se todos conseguissem correr 10 quilômetros todos os dias em um tempo super recorde. Mas, tem dia que estamos exaustos e a maioria dos brasileiros ainda é bem sedentário. Os exercícios mudam sim nossa autoestima e melhoram a sensação de bem-estar, mas comece aos poucos, respeitando os seus próprios limites e entendendo como você pode melhorar a cada dia.

3 – Estabeleça um horário de trabalho e não trabalhe depois deste horário

Use a sua agenda a seu favor e não contra você. Normalmente colocamos em nossa agenda mais tarefas do que nosso corpo e nosso cérebro, principalmente, são capazes de absorver. Por isso, crie um horário de trabalho e respeite este horário, coloque em sua agenda apenas as tarefas que você irá conseguir desenvolver. Não conseguiu entregar essa tarefa hoje, deixe para amanhã, por isso, na hora de estabelecer os prazos, coloque sempre um ou dois dias a mais dentro do que você se propôs.

4 – Cuide da sua saúde mental

Cuidar da sua saúde mental é um dos pontos mais importantes para o seu bem-estar. Muito mais do que acordar cinco horas da manhã. Fazer terapia precisa estar dentro da sua rotina para que você se sinta bem, se conheça cada vez mais. O tema Saúde Mental foi uma das campanhas de destaque do mês de janeiro e teve justamente objetivo de nos cuidarmos para termos uma rotina mais harmônica.

5 – Defina limites diários para o uso das mídias sociais

O uso das mídias sociais nos geram cada vez mais ansiedade. Por isso, definir um limite de horário para o uso de cada uma delas pode te ajudar nessa missão. Você consegue definir estes horários dentro de cada um destes canais. Assim, você pode trocar o seu tempo vagando por stories no Instagram pela releitura do seu livro favorito.

O que você tem feito por você para se sentir melhor?

A positividade tóxica tem te deixado mal? Como você a supera? Vamos conversar?

Texto  escrito por Betto Alves

 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.