“Uma atitude positiva pode não resolver todos seus problemas, mas vai incomodar pessoas suficientes para fazer valer a pena o esforço”. (ALBRIGHT, Herm. 1876 – 1944).
A prática de boas maneiras, tanto na vida pessoal como profissional, representa uma vantagem para o sucesso além da satisfação pessoal, o que explica o grande interesse pelo assunto por parte daqueles que desejam ser bem-sucedidos na vida. A postura profissional é a continuidade de uma formação de caráter e valores enraizados desde nossa infância. O respeito pelas pessoas deve ser uma constante, pois somente através dele é que o trabalho coletivo cria seu sentido! Vale ressaltar que tal respeito não deve estar atrelado à cargo ou até mesmo posição social. Cordialidade, empatia, senso de justiça são premissas de uma postura adequada. O profissional deve sempre cuidar da aparência, não reclamar de sua função ou salário ou de qualquer assunto para quem não for de competência. Saber ouvir também é uma ferramenta valiosa.
Monja Coen em uma palestra conta que quando estava no mosteiro, por diversas vezes se irritou com atitudes e situações. Todas as vezes que isso acontecia ela pedia para falar com sua superiora, e em nas inúmeras tentativas, após seus os relatos e queixas sua supervisora dizia uma única frase: o conflito está em você! Isso se repetiu por tantas vezes que ela nem mesmo soube contar. O amadurecimento e aprendizado daquele lugar foi tomando conta do seu eu. Os conflitos foram diminuindo e em suas meditações a frase: o conflito está em você, não saía de sua cabeça. O tempo, sempre aliado nessas situações foi sendo seu professor, e a frase que no início mais parecia um insulto começou a fazer sentido. Realmente o conflito sempre está em nós!
Tomando consciência que o conflito primeiramente é interno, cuidando das relações interpessoais, da aparência, ética profissional e respeito alheio, você vai criando credibilidade junto ao ambiente em que está inserido.
E assim, dê continuidade aos bons hábitos de postura profissional. Essa conduta é importante para consolidar a impressão positiva ao longo de sua carreira.
 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/postura-pessoal-e-profissional/21474
Escrito por Melissa Cristina Ponciano