A utilização de redes sociais durante o expediente requer alguns cuidados para não causar demissão. Veja mais:
Abusos na utilização de redes sociais estão entre as principais reclamações dos empregadores
Postar, compartilhar, curtir, conversar com os amigos, se informar… Se você utiliza redes sociais e já tem idade para trabalhar, certamente já se deparou com a seguinte questão: como lidar com essas interações durante o horário de expediente? A resposta é simples: com cautela. Ao mesmo tempo em que é uma enorme fonte de informação e conhecimento, a internet também pode colocar quem não sabe usá-la em maus lençóis, resultando até em demissões; entenda agora, como utilizar as redes sociais de forma saldável no ambiente de trabalho:
Buscar informações sobre a política de sua empresa em relação ao assunto é a primeira coisa a ser feita. É cada vez mais raro, mas algumas companhias decidem proibir o acesso a qualquer rede social durante o expediente. Se é o caso do lugar onde você trabalha, não há o que fazer senão se desconectar.
Se a utilização de redes sociais é permitida em sua empresa, tenha bom senso e use essa condição para buscar coisas que podem ajudar na execução de suas tarefas. Evite postar ao longo do horário de trabalho, pois isso passa a impressão de que você não está focado naquilo que é pago para fazer. Selfies, então, nem pensar!
Nunca, jamais, em hipótese alguma, poste informações sobre a empresa. Pouca gente sabe, mas o simples fato de colocar na internet imagens de seu ambiente de trabalho é motivo até para demissão por justa causa, visto que se trata de um ambiente que não pertence ao empregador. Controle-se ainda para não falar mal dos chefes: por mais que algo não lhe agrade, expor nas redes sociais definitivamente não é uma maneira de resolver o problema.
Os smartphones devem ganhar atenção própria. Por se tratar de um dispositivo de uso pessoal, o empregador não pode tirá-lo dos funcionários durante o expediente, mas ficar olhando a tela do celular constantemente pega muito mal e ainda provocar uma queda de produtividade.
Não há nada errado em dar uma distraída na internet de vez em quando, mas para que isso não prejudique seu desempenho, tente estabelecer um tempo específico para esse “relaxamento”. Se estiver conversando com alguém, controle o impulso em querer responder imediatamente para não correr o risco de ver as horas passarem sem você ter, de fato, trabalhado. Foco é fundamental para um bom uso das redes sociais!
Cuidado ainda com os sons de notificações que recebe, pois elas podem causar interrupções que farão você e os outros se distraírem. Caso se sinta melhor, desative-as para não ter a atenção desviada a todo momento. Lembre-se: não vale a pena perder um emprego por conta de algo trivial. Não precisa se afastar completamente, mas um pouco de bom senso no uso das redes sociais nunca fez mal a ninguém.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.
Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.