Hoje vamos listar os principais fatores que ajudarão você a ser destaque no mercado de trabalho.
Qualificação profissional
As vagas existem sim, mas o número de profissionais qualificados para desempenhá-las é insuficiente. Isso mesmo, a falta de profissionais qualificados para uma série de funções é um dos principais fatores que afetam a empregabilidade dos brasileiros.
As áreas mais afetadas são as de energia, tecnologia, turismo e construção civil. Ocorre a falta de uma formação sólida, outro problema comum é a falta de conhecimento em um segundo idioma, como inglês ou espanhol, esses são fatores críticos.
Habilidades digitais
A globalização é uma realidade, a transformação digital vem impactando a forma como as pessoas trabalham. Por isso, o domínio do uso da internet e de aplicativos que facilitam e agilizam o trabalho, além de torná-lo mais facilmente compartilhável, é tão fundamental quanto a alfabetização no mercado de trabalho.
Rede de contatos
Tenha o hábito de network, lembre-se que contar com uma boa rede de contatos dentro e fora da internet é essencial para manter a empregabilidade em alta.
Inteligência emocional
Vivemos um tempo de mudanças constantes, os desafios profissionais são cada vez maiores, e a capacidade de resolver problemas demanda bastante do trabalhador, seja qual for a área em que atua.
Por isso, manter o equilíbrio é fundamental, ter inteligência emocional com o objetivo de lidar com diversas solicitações, mudanças de percurso, movimentos da concorrência e convívio com superiores e colegas de trabalho é mais uma habilidade essencial para garantir empregabilidade.
Capacidade de liderança
Mesmo que você não ocupe um cargo de liderança, ter um espírito proativo, propor soluções e saber conduzir equipes e colegas durante um processo de trabalho é um diferencial que impacta positivamente a empregabilidade de qualquer profissional.