10 dicas de como melhorar e otimizar seu perfil no Linkedin

O LinkedIn é uma poderosa rede social para quem procura emprego e também é utilizado por recrutadores para encontrar candidatos com o mix perfeito de habilidades.

Um perfil bem escrito e bem planejado no Linkedin pode aumentar sua visibilidade, melhorar a presença na Web e fortalecer sua marca profissional.

Usar o LinkedIn estrategicamente pode ajudá-lo a ter vantagem sobre seus concorrentes. Mas por onde começar?

Leia algumas dicas importantes para tornar seu perfil CAMPEÃO.

 

1. Mantenha seu perfil atualizado

Criar o seu perfil é apenas o primeiro passo para marcar presença nessa rede social. Para ter um perfil campeão, atualize o seu perfil no LinkedIn sempre que houver uma nova informação.

Novos cursos, treinamentos, promoções, um novo emprego, ou alguma nova informação profissional? Inclua todas as novidades em sua conta.

E lembre-se: nunca abandone seu perfil. Ser bem-sucedido nessa rede social depende de você!

2. Utilize uma boa foto de perfil: que transmita credibilidade

Pesquisas indicam que os perfis com foto têm um índice de visitação maior. 9x mais pedidos de amizade; 21x mais visitas no perfil e 36x recebem mais mensagens.

Por isso, esse quesito merece muita atenção. Selecione uma foto profissional, evite colocar fotos de viagem, festas ou imagens muito pessoais.

Quer testar quão boa é a sua foto de perfil do Linkedin?

O Photo Analyzer da Snappr usa as pesquisas mais recentes, combinadas com tecnologias de reconhecimento de imagem e aprendizado de máquina, para determinar o desempenho da sua foto.
https://www.snappr.co/photo-analyzer/

 

3. Escolha uma boa imagem de capa

Você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página no LinkedIn mais atrativa aos visitantes, podendo despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil. Uma dica é postar imagens que retratem os seus valores, tenham relação com você ou mostrem qual é a sua postura profissional. Nesse momento, deixe a criatividade fluir e faça uma boa escolha.

 

4. Escreva um resumo atrativo: Seu “elevator pitch”

Aqui, você deve fazer uma descrição sua usando até 2 mil caracteres. Apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam, foque em conquistas e aspirações de carreira.

 

5. Palavras-chave

Use palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional, assim suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.

Para escolher a palavra-chave mais apropriada, pense no seu ramo de atuação e no que as pessoas interessadas buscariam

 

6. Personalize a URL do seu perfil

Uma URL personalizada é muito mais atraente do que uma sequência de letras e números aleatórios. Pode ser construída com seu primeiro e último nome.
Acesse para aprender a fazer sua URL personalizada = https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/3957/personalizacao-da-url-de-perfil-publico?lang=pt

 

7. Conceda e solicite recomendações

Recomendações te ajudam a construir credibilidade e a validar suas competências.
Uma boa medida é escrever recomendações para as conexões com quem você já trabalhou. Criando recomendações proativamente, as pessoas vão sentir vontade de retribuir.
Você pode também pedir para que pessoas que estudaram com você, pessoas conhecidas ou colegas de trabalho que façam recomendações sobre você.

 

8. Faça parte de grupos

Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua área de atuação. Participar de grupos é uma maneira eficiente de garantir que seu perfil está sendo visto por outros profissionais relacionados ou mesmo recrutadores, que os utilizam para buscar talentos específicos.

 

9. Poste bons conteúdos

Escreva e publique conteúdos/artigos de assuntos que você domina. Assim, você pode compartilhar com outros a sua experiência profissional, atrair as pessoas certas para a sua página e mostrar o que os outros profissionais estão procurando.

 

10. Adicione trabalhos voluntários

Perfil que contém experiências e causas voluntárias tem até 6x mais visitas do que outros perfis sem esses dados.

Texto elaborado pela: Luciana Pilon

Graduada em Administração de Empresas, tem Pós-Graduação em Finanças e Controladoria e MBA em Gestão de Marketing. Vasta experiência na área Financeira escolar e em empresa Multinacional. Atua no IBDEC desde 2008, tendo ocupado posições nas áreas de secretaria, financeira e comercial, atualmente é responsável pela gestão e estratégia da empresa.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.