A empregabilidade é um conceito que define as competências que um profissional deve ter, para ser considerado atraente para o mercado de trabalho. Isso inclui os conhecimentos, as experiências profissionais, as habilidades e comportamentos específicos, que tornam alguém mais propenso a ter o perfil desejado pelas empresas.
Quando pensamos a respeito de empregabilidade, é necessário levar em conta além das habilidades profissionais, sua qualificação e suas atitudes diante de adversidades e novos desafios. A forma como as pessoas respondem às demandas do mercado é o que mais influencia o seu potencial de ser contratado e de se manter entre os profissionais mais desejados pelas empresas.
Apesar da diversidade de empregos disponíveis, os fatores que levam alguém a ser contratado podem ser bastante parecidos, mesmo em áreas diferentes: a curiosidade e a vontade de aprender coisas novas, a capacitação para a função, a atualização constante e a inteligência emocional são exemplos de características necessárias em praticamente todos os segmentos.
O estudo está atrelado diretamente a empregabilidade, ou seja, quanto maior o conhecimento, mas destaque o candidato terá, se estiver associado a atitudes como pro atividade, pensamento fora da caixa e alta capacidade de adaptação a novas realidades e desafios, farão com que os profissionais que reunirem essas características tenham um maior nível de empregabilidade do que seus concorrentes que ainda não chegaram lá.
Isso significa que, mesmo se essa pessoa não for selecionada para uma oportunidade ou tenha perdido o emprego, a tendência é que logo uma nova possibilidade surgirá, pois seu perfil é desejado e buscado pelas melhores empresas.