Não existe certo ou errado, e sim tentar saber o máximo de informações possíveis sobre empresa, vaga e entrevistador
No post de hoje a professora Carla César compartilha dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego, ela salienta que o fundamental é conhecer a empresa e o entrevistador para se vestir de forma adequada.
Sempre procure saber o máximo de informação sobre a vaga, empresa ou quem será a pessoa que você vai fazer a entrevista, pois podemos nos enganar em sempre optar pelo social e formal.
Exemplo: se a empresa for jovem como uma startup ou agência de marketing, uma vestimenta descolada pode demonstrar que você é uma pessoa criativa.
Se for uma empresa formal, como um banco, a atenção aos detalhes, como acessórios e maquiagem é fundamental.
E se for uma indústria a no processo houver visita ao ambiente fabril, sapatos fechados e calça é obrigatório.
Em vagas confidenciais, empresas formais ou uma entrevista com um headhunter a vestimenta ideal é calça escura e blusa lisa preferencialmente cores claras, sem estampas.
Empresas jovens, pouco formais, de tecnologia ou startups é aceitável uma vestimenta mais despojada como as do professor Daniel, lembrando que não é regra.
As roupas do professor Clayton estão em desencardo considerando a “estonagem” da calça que está muito manchada e o suéter com muitas informações como cores e formas.
A Luciana está apropriada para uma entrevista em uma empresa descolada ou formal devendo se atentar quando a entrevista for em uma indústria, onde durante o processo pode haver visita na fábrica, que não é permitido saias ou salto, sapato fechado e calça é fundamental.
A vestimenta da professora Carla, mesmo com camisa de cor clara está inadequado pois apresenta muito decote e a presença do shorts.
Concluindo
Procure saber sobre a empresa onde será a entrevista ou a vaga, se confidencial opte por roupas e acessórios sóbrios, nos homens os cabelo sempre penteados e a barba feita, quem deve brilhar e chamar atenção neste momento é o seu discurso.
Texto escrito por Profª Carla do IBDEC
Psicóloga formada pela PUCRS e pós-graduada em Gestão de Capital Humano, atuando em RH há mais de 16 anos em empresas multinacionais e de grande porte, além de professora universitária. Atualmente é Consultora de RH, Gestora de Negócios e Sócia em uma consultoria de RH. É professora do IBDEC desde 2015, na área de Recursos Humanos.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.