Neste momento que estamos vivendo de fortes turbulência é exigido de líderes uma gestão mais afetiva e empática.

Habilidade e competências que se destacam hoje e terão importâncias relevantes nos próximos meses:

Lucidez

Um dos grandes desafios dos líderes é traçar diagnósticos. A depender do caminho adotado, o futuro será mais ou menos doloroso! Nesse cenário, ganha destaque o gestor que faz uma conexão lúcida entre a realidade e seu respectivo impacto no negócio. Não é uma tarefa fácil! Buscar o equilíbrio físico e mental, estar 100% antenado em relação aos acontecimentos e, acima de tudo, filtrar as informações é ponto de saída para a estruturação dos planos de ação e da estratégia de curto e médio prazo.

Humildade

Considerando que estamos diante um cenário jamais vivido por mais experiente que seja o profissional e em ambiente de grande pressão, reconhecer a necessidade e importância de ajuda é uma virtude indispensável.

Nessa realidade, o líder passa a ter a responsabilidade não só de dividir seus problemas, como envolver-se nos demais, seja na organização, em grupo de melhores práticas de trabalho, grupos de Whatsapp, reuniões on-line e até mesmo com amigos. Trata-se da famosa “corrente do bem”.

Comunicação

A comunicação ganha ainda mais importância em tempos de incerteza. O líder nesse momento precisa saber ouvir e transmitir as mensagens de forma transparente, realista e periódica considerando seus diferentes públicos e perfis: colaboradores, pares, fornecedores e clientes.

A dinâmica de home office influenciou bastante também na habilidade do líder nesse ponto.

Adaptabilidade/Flexibilidade

Nunca a expressão “mundo VUCA” – Volátil, Uncertain (Incerto), Complexo e Ambíguo – ganhou tanta notoriedade! A dinâmica global mudou radicalmente em pouquíssimo tempo o que faz com a liderança tenha a necessidade de se reinventar para acompanhar a realidade. E pelo que tudo indica essa velocidade de transformação tende a ser cada vez maior.

Alguns exemplos bastante recentes, como novamente o home office que até semanas atrás era inimaginável para diversas empresas e hoje é questão de sobrevivência, a adaptação das empresas ao comercio eletrônico ou à telemedicina nos traz uma boa reflexão.

Diante disso, o líder que conseguir acompanhar essas mudanças, apoiando-se em diferentes metodologias e filosofias (Agile, Lean, Okrs), certamente terá uma boa vantagem competitiva.

Segurança / Solidariedade / Empatia

A crise atual também trouxe à tona a necessidade da saúde e bem-estar da sociedade. Não é raro atualmente irmos ao supermercado e cumprimentar pessoas que não conhecemos nos corredores, assim como receber um e-mail finalizado com “cuide-se” ou ligações de amigos que não falávamos há tempos. O mesmo movimento pode ser visto por diversas empresas com a fabricação de produtos (máscaras, respiradores, álcool em gel), além de assistência às comunidades e doação de dinheiro. A empatia felizmente ganhou novo sentido. E que venha para ficar.

Vivemos um período de transição importante e com um horizonte ainda bastante incerto. Estamos aprendendo muitas lições e outras ainda serão. O líder que estiver preparado para essa nova realidade terá um destaque fundamental não apenas para a organização mas para a sociedade.

Cursos do IBDEC que podem te ajudar a desenvolver ou aperfeiçoar essas habilidades:

Desenvolvimento de líderes

Liderança de equipes

Clique aqui e acompanhe nossa agenda.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.