O maior pesadelo se torna realidade: ser demitido em um momento de crise!

E agora, como lidar com esta situação? Será que está tudo perdido?

É normal, que num momento tão delicado, esse tipo de pensamento atormente a cabeça das pessoas, mas é importante manter a calma, desespero não leva a lugar algum e ainda bloqueia o pensamento racional para possíveis saídas.
Autoestima em alta, controlar a ansiedade e investir num bom currículo são algumas dicas que podem fazer você dar a volta por cima e conseguir uma nova colocação na sua área. Veja algumas dicas abaixo:
– Corte de gastos;
– Cortar gastos não significa não investir em você e na sua carreira;
– Corte gastos desnecessários no momento, como por exemplo comprar uma roupa nova pode esperar.

Estabeleça prioridades

Crise sua lista de prioridades. No topo, coloque seu objetivo profissional, setor em que quer trabalhar e que função gostaria de exercer. Em seguida, veja se tem as habilidades para o cargo pretendido.

Invista em seu currículo

Como a escolha por um candidato inicia pelo seu currículo, é de estrema necessidade que você tenha um currículo atrativo e sempre atualizado.
Não esqueça que seu currículo não é estático, ele deve ser moldado a cada vaga que for enviado.

Leia mais sobre como montar um currículo eficiente em nosso texto, neste link  e também e também este link.

Dica importante: escrever um bom texto no corpo do e-mail também faz a diferença aos olhos do recrutador.
Escrever o básico “Em anexo o meu currículo, obrigado” está fora de questão. Você corre o risco do seu anexo nem ser aberto. Aprenda o que escrever no corpo do e-mail em nosso texto, neste link.

Invista na sua carreira

O tempo ocioso é excelente para que você invista em alguns cursos que possibilitarão novas qualificações, criarão novos relacionamentos e abrirão mais possibilidades. É evidente que custos devem ser diminuídos, mas esses
cursos devem ser encarados como um investimento. E claro, aproveite todo conteúdo gratuito que tiver a disposição.
As ações dizem muito sobre a pessoa, e o que as empresas desejam são profissionais batalhadores, comprometidos e interessados.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça uma rotina mesmo que esteja sem trabalho no momento.

Tenha sua hora de estudos, hora de procurar oportunidades de empresa, de
descanso, de cuidar da saúde, de fazer networking.

Use sua rede de contatos

Faça uma lista com os nomes das pessoas que você conheceu ao longo da vida. Faça contato com elas pelas Redes Sociais, especialmente o Linkedin.
Não peça diretamente emprego a elas, isso pode deixá-las constrangidas.
Apenas deixe claro que está sem emprego e que gostaria de trabalhar em determinada área. Elas poderão lhe ajudar por meio de preciosas dicas de quem pode contratá-lo.

Cuidado nas redes sociais

Adote uma postura neutra nas redes sociais. Coloque ou compartilhe apenas mensagens de cunho positivo, motivadoras ou inspiradoras. Fique longe dos comentários políticos e religiosos. Não assuma posições de cunho político, pois você pode estar fechando portas.

Nós aqui do IBDEC desejamos muita sorte para você! Esperamos que logo você esteja empregado novamente.

Campanha Social #IBDECporvocê

A campanha é uma ação do IBDEC (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa) que garante bolsas de estudos para desempregados em cursos de educação profissionalizante on-line.desempregados.

Quer saber como funciona? Clique aqui.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.