Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus deixará 12,6 milhões de desempregados no Brasil. Isso quer dizer que a taxa de pessoas sem trabalho no país, que já era alta, passará de 11,6% para 23,8% da população.

Reconnektados

E foi para ajudar essa legião de trabalhadores que a plataforma de recrutamento Connekt criou o Reconnektados, projeto de recolocação para profissionais demitidos durante a pandemia. “Nosso objetivo com isso é nos tornarmos um canal que não só que disponibiliza vagas, mas que também pensa na empregabilidade do país”, afirma Celson Hupfer, CEO da startup.

Reconnektados se trata de uma área exclusiva no site da Connekt para quem teve o cargo afetado devido ao coronavírus ou está à procura de emprego há bastante tempo.

Para se inscrever, o candidato deve clicar no link e cadastrar seu currículo, em seguida, o perfil do trabalhador é compartilhado com as empresas que estão contratando.

Já as companhias que quiserem receber os perfis desses profissionais, podem se cadastrar gratuitamente através do link. A Connekt se responsabiliza por selecionar os candidatos de acordo com os cargos e requisitos anunciados pelas empresas.

E outra iniciativa é: Adote um currículo

Jovens criam site “Adote um currículo” para ajudar quem perdeu emprego, os perfis estão cadastrados na plataforma e quem quiser “adotar” um currículo precisa divulgar o documento em suas redes sociais.

Atualmente o Adote um CV tem o site https://adoteumcv.org/pt-br/ , onde é possível encontrar a foto, resumo profissional da pessoa e endereço no Linkedin.

Para cadastrar seu currículo no #adoteumcvclique aqui.

Empresas também adotam

Além da proatividade das pessoas em adotar um currículo, o projeto também conta com o apoio de algumas empresas parceiras, que usufruem da base de dados divulgada na plataforma para processos seletivos, ou na ausência de vagas, auxiliam na divulgação destes perfis nas próprias redes.
Para se tornar parceiras as empresas não tem nenhum custo, a única contrapartida é ajudar na divulgação do projeto e dos currículos.
Para uma empresa adotar um CV da plataforma, existem dois caminhos: usar os currículos cadastrados nos processos seletivos da própria empresa ou divulgar nas próprias redes, usufruindo do alcance que muitas vezes é maior.

Se você ainda não adotou um CV, não perca a chance de fazer isso hoje https://adoteumcv.org/pt-br/ Afinal, todos nós precisamos de muita união para nos reerguer após esta pandemia. Que a solidariedade seja nossa maior conquista.

Texto elaborado por: Clayton Ferreira

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.