O termo soft skills definitivamente entrou no vocabulário do mundo corporativo. A popularização do conceito marca uma transformação do mercado, que passa a valorizar mais as competências socioemocionais nos profissionais.
Mas o que é Soft Skills?
Soft skills são as competências relacionadas à personalidade e aos comportamentos dos colaboradores, que refletem o modo em que eles convivem e executam suas funções. Por isso, também são chamadas de competências comportamentais.
E Hard Skills?
Já as hard skills são as competências técnicas necessárias para que um colaborador execute suas funções corretamente, ou seja, os requisitos do cargo. Um redator, por exemplo, precisa ter conhecimento da língua portuguesa, familiaridade com Microsoft Word, excelência gramatical, entre outras competências.
Qual a importância das Soft Skills no mercado de trabalho
As soft skills são muito procuradas, desejadas e cada vez mais valorizadas por profissionais de recursos humanos.
Ainda que as hard skills sejam muito importantes para que os colaboradores preencham as expectativas do cargo que ocupam, só isso não é suficiente. Imagine um vendedor que sempre bate as metas, mas sempre discute com seus colegas de trabalho e reage mal a feedbacks negativos.
As soft skills ajudam a criar um clima organizacional mais amigável e familiar aos colaboradores, pois relações sinceras e de confiança podem surgir. Isso unifica o trabalho das equipes e melhora o resultado das entregas.
Algumas soft skills em alta no mercado
- Colaboração: saber trabalhar bem em grupo
- Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças
- Trabalhar sob pressão: gerenciar estresse sem perder o foco
- Comunicação eficaz: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara
- Orientação para resultados: atingir o resultado da maneira mais eficaz possível
- Liderança de equipe: saber como motivar e engajar grupos
Como desenvolver soft skills?
Para desenvolvê-las, você precisa primeiramente se conhecer bem, saber quais são seus pontos fortes e também os pontos que precisa desenvolver para evoluir na carreira. Confira a seguir principais passos para desenvolver as habilidades comportamentais.
Busque conhecimento
Busque autoconhecimento para identificar quais soft skills você tem e quais precisa desenvolver. Se tiver dificuldade para identificar esses pontos fortes e fracos, peça ajuda de pessoas que trabalham com você, elas podem ajudar a identificar o que você faz bem e o que ainda precisa melhorar.
Treine
Saia da sua zona de conforto. Tente sempre melhorar seus pontos fracos e de preferência com treinamentos práticos. Você precisa trabalhar melhor em equipe? Participe de projetos em que você será desafiado a fazer isso.
Referências
Procure pessoas que sejam muito boas nas competências que você quer desenvolver. Observe como elas fazem e aprenda com o comportamento delas.
Feedback
Peça feedback para aquelas pessoas que ajudaram a identificar seus pontos fortes e fracos. Pergunte se elas notaram alguma evolução e se podem indicar mais pontos que você possa desenvolver.
Buscar o seu desenvolvimento deve ser uma preocupação de todos aqueles que desejam ingressar ou se recoloca no mercado. Por que não começar agora um processo de autoconhecimento?
Aqui no IBDEC nós temos um curso que pode te ajudar a desenvolver suas Habilidades Comportamentais (Soft Skills), venha participar com a gente!
Habilidades Comportamentais (Soft Skills)
Dia de aula: 29 de agosto (sábado)
Horário de aula: 08h30 às 17h30, com intervalo de 01 hora de almoço
Carga horária: 08 horas, a serem cumpridas em 1 dia de aula
Professora: Carla