Com certeza, nos trabalhos ao longo da vida, você já teve diferentes tipos de líderes, não é mesmo? Afinal, cada líder tem sua peculiaridade e seu estilo.

Neste texto, apresentaremos alguns perfis de líderes mais comuns nas empresas. Antes disso, explicaremos qual é a importância de construir um relacionamento saudável com o seu superior.

A importância de um bom relacionamento com o líder

Dentre  os tipos de líderes, é crucial que você mantenha um bom relacionamento com ele. O líder exerce um grande papel na carreira de seus liderados, podendo contribuir para a evolução ou para o fracasso deles na empresa.

 Você deve traçar o perfil do seu líder e identificar as principais características dele. Com isso, poderá desenvolver estratégias para melhorar as formas de interação e de convivência. Cada personalidade exige comportamentos e atitudes específicos por parte dos subordinados para que a parceria dê certo.

Bonzinho

O líder bonzinho exagera nas atitudes para demonstrar que é legal. Ele tem dificuldade em dizer “não”, fica longe de conflitos e sempre quer agradar a todos.

Tem grande necessidade de ser aceito por todos e muita dificuldade em desafiar sua equipe para metas mais agressivas.

Sabe tudo

Esse tipo de líder nunca, sob hipótese alguma, de jeito nenhum, está errado. Afinal, ele se acha o sabe-tudo — mesmo que você ou outra pessoa da empresa tenham mais conhecimento em certa área —, o que prejudica o crescimento da empresa. Pela vaidade e petulância, pode ser considerado egocêntrico.

Apático

Esses são aqueles líderes extremamente difíceis de entender. Pois, além de serem de pouca comunicação, normalmente são também desanimados. Não se importarão nem com sua evolução e nem com a sua derrota. E, de modo geral, eles sempre precisam de alguém para antená-los das tarefas e dos resultados da empresa.

Centralizador

O centralizador quer saber o tempo todo dos mínimos detalhes relacionados à sua função e à função dos demais funcionários: ligações, e-mails, situação do estoque, pedidos de novas mercadorias, absolutamente tudo deve passar por ele.

Delegar atividades representa uma grande dificuldade para esse profissional, porque, segundo o seu raciocínio, ninguém poderá fazer algo tão bem quanto ele.

Perfeccionista

Revisa as atividades dele e do seu time várias vezes antes de dar o próximo passo, inclusive pede que o time refaça ou ajuste um projeto repetidas vezes.

Também tem grande dificuldades em deletar tarefas, isso porque não há tanta confiança de que alguém seja capaz de fazer algo do mesmo jeito e com a mesma precisão que eles.

Estourado

O líder estourado é aquele que costuma explodir por pouca coisa. Ele aumenta a voz, fala palavrões e tenta arrumar culpados para justificar o que aconteceu. Sua atitude amedronta e desmotiva os funcionários.

Desfocado

Sabe aquele tipo de líder que, no meio da semana, já modificou todas as metas listadas na segunda-feira?

Ou seja, aqueles que sempre oscilam com suas opiniões e, por fim, nunca decidem nada. Aliás, eles chegam a se entusiasmar com inúmeros projetos, mas nunca continuam com eles.

Gostou de conhecer os diversos tipos de líderes que ocupam o ambiente empresarial?

Identificou o seu e descobriu como lidar com ele?

 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.